terça-feira, 6 de novembro de 2012

Cantinho da Fé: Evangelho Diário

Evangelho (Lucas 14, 25 - 33)

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.

Para ser discípulo de Jesus - Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele disse: "Se alguém vem a mim, e não dá preferência mais a mim que ao seu pai, a sua mãe, à mulher, aos filhos, aos irmãos, às irmãs, e até mesmo a sua própria vida, esse não pode ser meu discípulo. Quem não carrega a sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. De fato, se alguém de vocês quer construir uma torre, será que não vai primeiro sentar-se e calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, lançará o alicerce e não será capaz de acabar! Ou ainda: Se um rei pretende sair para guerrear contra outro, será que não vai sentar-se primeiro e examinar bem, se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, envia mensageiros para negociar as condições de paz, enquanto o outro rei ainda está longe. Do mesmo modo, portanto, qualquer de vocês, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo."


O sal é bom. Mas se até o sal perde o sabor, com que o salgaremos? Não serve mais para nada: nem para terra, nem para esterco. Por isso, é jogado fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!

Comentário: Seguir a Jesus e continuar o seu projeto (= ser discípulo) é viver um clima novo na relação com as pessoas, com as coisas materiais e consigo mesmo. Trata-se de assumir com liberdade e fidelidade a condição humana, sem superficialismo, convivência ou romantismo. O discípulo de Jesus deve ser realista, a fim de evitar ilusões e covardias vergonhosas.

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário